DICAS DE LIMPEZA

CONHEÇA ALGUMAS DICAS INTERESSANTES E PRÁTICAS PARA FACILITAR O SEU DIA A DIA.


Cubas de aço inoxidável

Use apenas água e detergente neutro felim. Após a lavagem, passe um pano com álcool para devolver brilho natural ao aço inox.

Esquadrias de alumínio anodizado

Limpe as guias (das portas e janelas de correr) periodicamente e lubrifique- as com pequena quantidade de vaselina em pasta.

Limpeza das esquadrias

Lave com água e sabão ou detergente Felim diluído em água, em seguida enxugue para remover sujeiras acumuladas por períodos mais longos.
Uma pequena quantidade de álcool (de 5 a 10%) na água é de grande auxílio;
Para remover respingos de tinta a óleo, graxa ou massa de vedação, passe um solvente tipo Varsol ou querosene (não usar thinner);

Limpeza de elevadores e chapas de aço inox

Usar limpa vinil Felim a base de silicone. Aplique e remova o excesso com o auxílio de um pano úmido.

Forros de gesso

O bolor (mancha), que costuma aparecer no teto do banheiro, é causado pela umidade. Para evitá-lo, mantenha as janelas abertas durante e após o uso dos ambientes. Caso apareçam, use água sanitária Felim para removê-las.

Metais sanitários

Limpe os acabamentos (torneiras, registros) com pano macio, água e sabão neutro. Nunca utilize palha de aço, sapólio ou produtos químicos.

Produtos de limpeza recomendados para problemas específicos:

- GRACHAS E ÓLEOS: detergentes alcalinos Felim.
- TINTAS ACRÍLICAS OU A BASE DE ÁGUA: solução diluída de hipoclorito de sódio Felim ou água sanitária Felim.
- FERRUGEM:
1) Solução de ácido clorídrico ou fosfórico;
2)Ponha sal e esprema um pouco de limão por cima. Deixe secar ao sol e depois lave normalmente.
- CERVEJA OU VINHO: detergentes alcalinos Felim contendo abrasivos ou água sanitária Felim.
- CAFÉ: água sanitária Felim.
- TINTA DE CANETA: solvente orgânico (acetona, benzina)
- BORRACHA DE PNEU: solvente orgânico (aguarrás)

Limpeza de sofá:

Ele, o super herói da cozinha: O VINAGRE! Umedeça com água e detergente Felim uma escovinha macia e limpe a mancha. A sujeira vai sair, a mancha não. Então, pegue um paninho (de preferência branco) , umedeça uma pontinha e coloque vinagre branco (se você colocar vinagre tinto, vai manchar ainda mais). Não tenha medo do cheiro, depois que secar, ele some. Passe o paninho com vinagre em cima da mancha . Cuidado: Faça um teste em uma área mais escondida. O resultado varia de acordo com o tecido e a cor.

Assoalhos Encerados:

Se o piso estiver encardido, esfregue um pouco de vinagre. Depois, aplique cera líquida Felim para dar brilho.

Como remover manchas

Alguns truques para que você possa ter um resultado mais eficiente no combate às manchas:

BATOM: esfregue um pano embebido em éter, álcool ou bicarbonato.
SUOR: despeje sobre as manchas uma mistura de água com uma colher de bicarbonato. Deixe por meia hora e lave a peça. GORDURA: jogue um pouco de talco, deixe por algumas horas e depois lave em água corrente. Esfregue um pedaço de cebola na mancha. Em seguida passe um pano úmido.
SANGUE: passe gelo na hora ou deixe de molho com água e sabão em pó.
OVO: lave com detergente amoníaco Felim.
MOLHO DE TOMATE: pingue gotas de limão com um pouco de sal e deixe no sol.
MOFO: coloque no sol e, depois, jogue água bem quente.
CHOCOLATE: espalhe sobre a mancha um pouco de glicerina Felim morna com uma esponja macia. Enxágüe com água fria e algumas gotinhas de álcool.

Limpeza dos vidros

Vinagre misturado com água é ótima solução para limpar vidraças; não risca e dá brilho; Espante os mosquitos e moscas de sua janela, esfregando nas vidraças um pano molhado em querosene;

Mantenha suas roupas sempre novas

DICA I
-
Para reavivar as cores dos tecidos de lã, lave com água destilada e vinagre branco ou junte um pouco de bórax à água pura e depois enxagüe com o vinagre; Antes de lavar roupa estampada, experimente a cor para ver se é firme. O ideal é sempre ter retalhos das roupas ou então experimentar um pedaço da bainha pelo avesso. Às vezes é muito mais econômico mandar a roupa para o tintureiro; A lã branca conserva-se mais bonita quando lavada com bórax (uma colher bem cheia do produto para cada litro de água e sabão); Mantenha suas roupas sempre novas
DICA II
- A arruda, o alecrim, a sálvia, o poejo e a salsa misturados secos e reduzidos a pó, se forem usados em armários, espantam não só traças como outros insetos roedores; As traças não atacam tecidos guardados em sacos plásticos fechados; Para saber se existem traças no armário ou nas gavetas, onde as roupas finas são guardadas, envolva-as em papel de seda, porque elas começarão roendo primeiro o papel; Pode-se evitar o aparecimento de traças nos armários e gavetas, colocando em seu interior algumas folhas de louro picadas. Essas folhas devem ser trocadas à medida que forem secando; O cheiro de benzina e cremor de tártaro não agrada às traças; Experimente também, para afugentar as traças, espalhar nos cantinhos dos armários e gavetas pimenta-do-reino em grão e naftalina; Para conservar a cor natural da lã preta, aproveite para lavá-las no dia em que cozinhar espinafre, utilizando a mesma água do cozimento; Peças de lã preta recuperam seu brilho com o uso do anil na água de enxágüe.

Cortina:

Para evitar mofo nas cortinas do chuveiro, coloque-as em uma solução de água salgada antes de pendurá-las.

Box:

Aplicando lustra móveis no vidro ou acrílico do seu box , ele não ficará com manchas de pingos d’água.

Espelho:

Para que o espelho de seu banheiro não embaçe pelo vapor da água quente do chuveiro, basta esfregar um pano úmido , embebecido de glicerina Felim.

Flores artificiais:

Para limpar flores artificiais , coloque-as dentro de um saco de papel junto com uma colher média de sal. Mexa bastante. Depois retire e lave com água e sabão.

Azulejo:

Para limpeza de gordura, usar Desengraxante Alcalino Felim na proporção de 1/10 ou conforme a intensidade da sujeira.
OBS: Limpeza a seco,(não precisa jogar água) passar pano úmido para remoção do produto. Usar luvas.

Sorvete:

Usar Limpador Multi Uso Felim direto na mancha depois lavar normalmente.

Para-Brisa:

Usar Limpa vidros Felim no reservatório do limpador de para-brisa de seu carro para mantê-lo sempre limpo.

Inox:

Manchas Leves: Aplicar uma mistura feita de gesso ou bicarbonato de sódio, dissolvidos em álcool de uso doméstico. A força aplicada deve ser a mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento. Não esfregar com movimentos circulares.

Cigarro:

- Para anular o odor dos cigarros do cinzeiro enquanto arde, basta colocar no fundo do cinzeiro em uso, um pouco de bicarbonato. - Para eliminar o cheiro forte já impregnado em cinzeiros, use um pouco de suco de limão na hora de lavá-los.
- Para retirar o cheiro de cigarro do ambiente, coloque uma bacia com água e detergente Felim no local.